CARREGANDO

Busca

GARIBALDI, 118 ANOS

Redação O Garibaldense 30/10/2018
A homenagem no nome é a Giuseppe Garibaldi, membro da Revolução Farroupilha / Arquivo OG

Uma celebração religiosa, torta e apresentação do Vocal Allegro prometem marcar o aniversário de 118 anos do município, nesta quarta-feira, 31, a partir das 19h. A comemoração estava prevista para a rua Buarque de Macedo, na área central, mas foi transferida ao Ginásio Municipal de Esportes em decorrência do mau tempo.

O calendário organizado pela Prefeitura para o aniversário do município envolveu, desde o início do mês, uma série de inaugurações, homenagens e eventos sociais e culturais.

O tema do aniversário deste ano, “Valorizar o passado é celebrar o futuro”, relembra a história dos colonizadores, bem como dos emancipacionistas, com o foco no futuro.

O município foi fundado em 1870, pelo então presidente Dr. João Sertório, que criou as colônias Conde D’Eu e Dona Isabel. A cidade foi nomeada, inicialmente, de Colônia Conde D’Eu, em homenagem ao genro do imperador D. Pedro II.

Os primeiros imigrantes foram prussianos – atual Alemanha -, mas depois vieram suíços, franceses, austríacos, poloneses e italianos. A Colônia Conde D’Eu foi o primeiro núcleo de colonização na Serra do Rio Grande do Sul. Em 1876, já viviam aqui 870 pessoas.

Em 1890, o Centro Histórico da Colônia começou a tomar forma e os primeiros prédios foram construídos e, dez anos depois, Conde D’Eu foi elevada à condição de município, se tornando, Garibaldi.

A homenagem no nome é a Giuseppe Garibaldi, membro da Revolução Farroupilha.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página