CARREGANDO

Busca

Forte ação contra o Aedes Aegypti

Redação O Garibaldense 25/02/2019
Desde 2009 foram detectados 33 focos; no último levantamento foi localizado um foco no Alfândega / Arquivo OG

A preocupação com a prevenção à Dengue, através da incidência do mosquito Aedes Aegypti, deixa a Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Garibaldi, em alerta. Por isso mantem a forte fiscalização com cinco agentes de saúde, que realizam um trabalho permanente de visitas a todos os imóveis do município, verificando se há a presença de larvas do mosquito e orientando a comunidade sobre sua prevenção.

Desde 2009 já foram detectados 33 focos, sendo que no último levantamento foi localizado um foco no dia 1° de fevereiro, no bairro Alfândega. Antes, em novembro do ano passado, no bairro Champagne, foi encontrado um foco. Para a Secretária da pasta, Simone Agostini de Moraes, o número de casos descobertos mostra o bom trabalho que é realizado. “A gente acha os focos porque somos vigilantes, se não fosse procurar não achava. Garibaldi é pioneira em ter agente no controle da Dengue, desde 2009”, destaca. Garibaldi não é uma exceção. “Dos 497 municípios do RS, 300 são infestados, e essa termologia de infestado é quando se coleta uma amostra e dá positivo”, explica Simone.

Ela recorda que para deixar de ficar infestado requer um ano sem aparecer focos. “E nós ficamos 10 meses”. Também atuam Agentes Comunitários de Saúde, que destinam 20h da sua carga horária, totalizando 12 pessoas trabalhando no combate.

A Secretária diz que a população tem que se conscientizar. “Não é culpa do prefeito, da prefeitura ou da Secretaria, mas do cidadão, quem é que coloca o lixo no chão e deixa a água armazenada. Há mais de 10 anos são divulgados os cuidados, mas não vamos parar de fazer esse serviço e torcendo que a população se conscientize”.

Micheli Ferreira, Coordenadora do combate à Dengue na cidade, diz que o trabalho é diário. “A residência que foi achada um foco positivo não é reincidente, mas sempre tem as caixas de água destampada, e existe as tampas”. Micheli lamenta que em alguns lugares a população não permite a fiscalização.

“Estão negando a visita, mesmo que nossa equipe vem caracterizada, e a gente ouve muita reclamação das gurias que voltam das casas sem poder entrar”, diz. Nenhuma pessoa de Garibaldi foi infectada com Dengue, mas cincos casos importados, vindos de outros municípios.

Cuidados

- Elimine qualquer local que possa acumular água parada: o Aedes gosta de água limpa e parada para depositar os seus ovos, que se transformarão em lavas e, em 10 dias, em novos mosquitos. O Ministério da Saúde recomenda que sejam eliminados os pontos, pelo menos, uma vez por semana.

- Para eliminar os pontos, deixe pneus e garrafas sempre virados de cabeça para baixo em um local seco e coberto e não seja possível o acúmulo de água.

- Os pratinhos, que ficam embaixo dos vasos de plantas, também são um local que o mosquito gosta. Por isso, coloque areia nos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Caixas d’água e piscinas sem tratamento de água com cloro devem ser fechadas.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página