CARREGANDO

Busca

Em pauta, a alimentação

Redação O Garibaldense 16/05/2018
Uso diferenciado de alimentos em receitas é trabalhado com os alunos desde 2017 / Fotos: Milena Schäfer / Arquivo OG

Após trabalhar temas como raízes e tubérculos, flores comestíveis, grãos e sementes, entre tantos outros, a Mostra Municipal Escolar chega em 2018 a sua 9ª edição, voltada ao aproveitamento integral dos alimentos. Receitas que aproveitam as polpas, cascas, folhas e talos de alimentos, em prol de uma alimentação nutritiva e da redução do desperdício, serão apresentadas por estudantes de oito escolas locais, além de duas entidades. O evento tem entrada gratuita e ocorre nesta quinta-feira, 17, das 9h ao meio dia; e das 13h às 17h, no salão comunitário do bairro Cairú.

“O aumento do número de visitantes criou a necessidade de um espaço maior”, explica a coordenadora da Mostra, Cláudia Andréia Schneider Maffei. Até o ano passado, o evento costumava ser realizado no centro da cidade, na sede do Clube União de Moços Católicos, próximo à Praça da Matriz. “Nosso público alvo é a comunidade escolar, mas passamos a receber também muitas pessoas da comunidade, interessadas nos temas desenvolvidos pelos alunos junto dos multiplicadores ambientais”, comenta.

Tendo como base as últimas edições até o momento, Cláudia afirma que a premissa da alimentação saudável, nutritiva e sustentável vem se fazendo cada vez mais presente na vida das pessoas e os temas abordados pela Mostra refletem em mudanças nos hábitos dos estudantes.

“Eles trabalham os assuntos no semestre anterior, junto dos multiplicadores ambientais, e aguardam sempre ansiosos para apresentarem aquilo que aprenderam”, garante. O desenvolvimento sobre os ingredientes, com os alunos, ocorre de forma interdisciplinar e, após a Mostra, um livro será editado com as receitas produzidas com uso de folhas, talos cascas e sementes.

A 9ª Mostra Municipal Escolar, de Garibaldi, contará com a participação das seguintes escolas e ingredientes: Pedro Cattani – espinafre; Dante Grossi – mamão e maracujá; Barão do Rio Branco – maçã; Santo Antônio – abóbora; Attílio Tosin – banana; Irmã Teofânia – beterraba; Madre Felicidade – laranja; Visconde de Cairú – cenoura e Apae – batata doce.

Também participam neste ano a Liga Feminina de Combate ao Câncer, com uso de temperos, e a Emater, com diferentes formas de aproveitamento do tomate.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página