CARREGANDO

Busca

CIC Jovem promove Feirão do Imposto

Redação O Garibaldense 18/05/2018

O Departamento Jovem da Câmara de Indústria e Comércio, a CIC Jovem, de Garibaldi, realiza neste sábado, 19, mais uma edição do Feirão do Imposto. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção para a alta carga tributária que incide sobre diferentes produtos. A atividade acontece das 9h às 12h, no entroncamento da Buarque de Macedo com a Av. Independência.

De acordo com o Coordenador do Departamento, André Luís Rech, a intenção é demonstrar aos consumidores garibaldenses que a elevada carga tributária no país afeta diretamente o seu poder de compra.

“É uma ação que visa conscientizar a sociedade da alta carga tributária e da necessidade de uma aplicação eficiente dos impostos”, destaca. Ele diz que diversos balões darão direito ao consumidor trocar por produtos como, por exemplo, café, biscoito ou suco de uva.

“A pessoa estoura um balão e dentro dele terá um vale. Por exemplo, o vale café, vamos servir menos de dois terços da capacidade do copo, mostrando que a parte que falta para encher é o que o governo já tomou, representando o percentual de imposto sobre o produto. O mesmo vai ocorrer com o biscoito, já que na hora de entregar vamos quebrar um pedaço e entregar só uma parte”, ilustra Rech.

A campanha de conscientização acontece somente com tempo bom. O evento integra a programação do Dia da Liberdade de Impostos. No ano passado, 41,80% de todo o rendimento que os brasileiros ganharam, em média, foi destinado para pagar tributos. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Segundo o cálculo, isso equivale a 153 dias de trabalho.

O estudo mostra que o peso dos impostos nos rendimentos cresceu nos últimos anos. Em 2003, o brasileiro destinou, em média, 36,98% do seu rendimento bruto para impostos, ou o equivalente a quatro meses e 15 dias. Em 2010, destinou 40,54%, ou quatro meses e 28 dias.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página