CARREGANDO

Busca

Cancelamento de Festival provoca polêmica

Redação O Garibaldense 06/09/2018
Evento estava programado para ocorrer no dia 13 de setembro / Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 5, uma polêmica envolvendo Garibaldi movimentou as redes sociais.

O Festival da Coxinha e do Churros, evento regional organizado pela empresa RT Eventos, do Paraná, estava programado para ocorrer em Garibaldi no dia 13 de setembro. O festival, que já teve edições em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, reúne gastronomia em torno de pratos como a coxinha e o churros.

Na quarta-feira, no entanto, a organizadora publicou uma nota na página do evento no Facebook alertando que o mesmo havia sido cancelado, frente ao "veto" da Prefeitura de Garibaldi. O Garibaldense entrou em contato com a RT Eventos e com a Prefeitura para entender a situação.

Raphael Albini é representante legal da RT Eventos e destaca que essa é a primeira vez que um evento produzido pela empresa passa por esse tipo de situação. "Mandei ofício, liguei na Prefeitura e de cara me falaram que Garibaldi não tinha interesse no evento, pois já havia a Semana Farroupilha e o Vintage. Não é bem assim. A Prefeitura não pode impedir o ir e vir e o fomento do comércio", aponta. "Optamos por não impetrar mandado de segurança, que nos possibilitaria fazer o evento de qualquer jeito. O que me espantou foi a rispidez e grosseria. A Prefeitura não nos deixou nem iniciar o processo legal para realizar o Festival", conclui Albini.

O representante lamenta a postura da Prefeitura. "Um evento desse porte movimenta o comércio local. Levamos um produto que não existe na cidade, não há concorrência", explica ele. "Só quis que o povo de Garibaldi soubesse da verdade, do que aconteceu", finaliza Raphael Albini, em referência à postagem feita na página do evento no Facebook, em que a RT Eventos explana sua versão do acontecido.

A Prefeitura de Garibaldi pronunciou-se sobre o caso no fim da tarde desta quinta-feira, 6, por meio de nota enviada ao O Garibaldense. A nota é assinada por Fernando Romio, secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, e uma das pessoas a tratar da situação junto à RT Eventos. "O Festival da Coxinha e do Churros [...] recebeu toda a atenção das secretarias envolvidas. Porém, a empresa responsável pelo evento somente contatou a administração pública no dia 03 de setembro, possuindo data marcada para ocorrer no dia 13. Sabe-se que um evento dessa grandiosidade necessita de inúmeros cuidados, inclusive com a apresentação pela empresa de projeto detalhado do evento. Da mesma forma, a empresa não informou o local do evento e somente enviou e-mail sem o devido protocolo administrativo", aponta Romio.

O secretário, no entanto, não impede a realização futura do Festival, caso tenha as exigências legais alcançadas. "Frente a essas situações, primando pela comunidade, foi verificada a necessidade de melhor adequação do evento [...] Veja-se que isso não impede que o evento ocorra, aliás, estamos de portas abertas para isso, mas a boa administração do município, sempre com responsabilidade, é medida que não abrimos mão. Assim, por tais motivos, houve a manifestação pela Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio sobre o evento, não impedindo que, sanado os motivos que impediram a realização e com a apresentação do pedido como fazem as demais empresas promotoras de evento, ocorra com muito sucesso", conclui Romio.

 

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página