CARREGANDO

Busca

Caminhada Faça Bonito tem 5ª edição

Redação O Garibaldense 18/05/2018
No ano passado, ação contou com 1,5 mil participantes / Foto: Kalinca Remus/Divulgação

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social acontece, neste sábado, 19, a 5ª edição da Caminhada Faça Bonito, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Caminhada terá início às 8h30min, da sede do Conselho Tutelar (na Praça da Martini & Rossi) e percorrerá a Av. Independência e as ruas Buarque de Macedo, Júlio de Castilhos e Dante Grossi, em direção à escadaria da Igreja Matriz São Pedro.

Entidades e a comunidade são convidadas a participar da mobilização, que visa chamar a atenção para o tema. A banda Marcial da escola Dante Grossi estará à frente do grupo e haverá distribuição de material informativo e outras novidades que devem conscientizar e destacar o evento. Quem já participou da ação em anos anteriores pode usar a camiseta do evento, com a flor amarela, símbolo da mobilização nacional. No ano passado, a Caminhada reuniu mais 1,5 mil participantes. Em caso de chuva, haverá uma concentração para abordar o assunto na Praça Loureiro da Silva, no mesmo horário. Mais informações pelo telefone 3462-8240.

A campanha Faça Bonito é uma ação do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade para o dia nacional de combate, o 18 de maio. A campanha tem como símbolo uma flor amarela, em referência aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor à de uma criança.

Em qualquer caso suspeito ou confirmado de violência sexual, a procura por atendimento na saúde deve ser a primeira medida a ser tomada pela vítima. Em Garibaldi, há cerca de dois anos, o Hospital São Pedro oferece o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pravivis), onde há enfermeiros, médicos e psicólogos capacitados para atender a esses casos. Mais informações sobre o Programa de Vigilância da Violência (PVV), pelo 3462-8124.

Orientação às vítimas - Em reforço ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Programa de Vigilância da Violência (PVV), que atua por meio da Secretaria Municipal da Saúde, de Garibaldi, orienta vítimas de qualquer tipo de violência e de todas as idades. Em casos de violência sexual, a primeira medida a ser tomada pela vítima é buscar atendimento de saúde. Há cerca de dois anos, o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) conta com o Pravivis – Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, onde enfermeiros, médicos e psicólogos são capacitados para atender a esses casos.

“Por questões de saúde e segurança, a fim de prevenir gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, o primeiro passo é procurar o hospital ou posto de saúde”, explica Rose Foppa, coordenadora do PVV. “Na recepção, a vítima não precisa dar mais detalhes do ocorrido, apenas solicitar atendimento do Pravivis. E o ideal é que não tome banho antes disso, para a coleta de provas periciais”, orienta a enfermeira.

É considerada exploração sexual a exposição de menores de idade a conteúdo pornográfico ou a situações que não têm maturidade para compreender, além do ato sexual com menores de 14 anos, mesmo com consentimento, configurado como estupro de vulnerável.

Os familiares devem prestar atenção a qualquer mudança de comportamento, especialmente nas crianças e jovens. “Não importa quando a violência ocorreu, a vítima deve procurar atendimento no Pravivis”, reforça Rose. Mais informações pelo telefone 3462-8124.

O programa recebe notificações de todos os casos de violência ocorridos em Garibaldi e integra a Rede de Vigilância da Violência, formada ainda pelo setor de Saúde Mental, Hospital, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Promotoria e Brigada Militar. O grupo se reúne mensalmente para avaliar os casos e articular as ações necessárias.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página