CARREGANDO

Busca

Câmara autoriza aquisição de área

Redação O Garibaldense 16/11/2018
A obra inclui a retirada da residência ao lado do banco Bradesco / Arquivo OG

A Câmara aprovou, na sessão desta segunda-feira, 13, o projeto que permite ao Executivo adquirir uma área central para a futura ligação da Av. Independência com a rua Irmão José Sion. A obra é considerada pela Administração como uma das mais importantes da atual gestão do prefeito Antonio Cettolin. A bancada Progressista, formada pelos vereadores Tiago Henrique Ferranti, Luiz Carlos Rodrigues e Rosani Maria Fin Flores, foi contrária à proposta (projeto n° 67). MDB, PDT e PTB votaram favoráveis.

O presidente da Câmara, o vereador Moises Nekel (MDB) disse que o prefeito poderia ter decidido pela desapropriação da área por decreto, no entanto, preferiu enviar um projeto à Casa para ser analisado. “A lei permite fazer por decreto, mas não, ele preferiu enviar o projeto, dar publicidade à proposta e para que ela fosse analisada por nós”. Nekel queixou-se da demora dos pareceres pelas Comissões, pois, segundo ele, o projeto foi enviado pelo Executivo ainda no dia 8 de outubro. “É nossa obrigação, e somos pagos para isso, votar, sim ou não, e não ficarmos criando dúvidas na cabeça das pessoas. Essa proposta foi eleita na eleição, há dois anos, foi dada ampla publicidade que este governo faria a obra e então cabe a nós decidirmos e não ficarmos criando meandros e depois pegar o Plano de Governo e dizer ‘que não estão cumprindo’. Isso é demagogia, minha gente!”, reclamou ele.

O presidente do Legislativo disse ainda que não cabe audiência pública para que a desapropriação seja autorizada, respondendo a um dos argumentos da vereadora Rosani Fin Flores. “Não se trata de Plano Diretor, nem sobre a Lei do Orçamento”, exemplificou Nekel.

A obra de ligação da Av. Independência com a rua Irmão José Sion estava inicialmente prevista para sair do papel em 2018, porém, vai ficar para o próximo ano. A obra, segundo o prefeito Cettolin, é o destaque entre as ações da Administração.

“Não é pelo valor, mas pela importância da obra. Pela própria história do município, que não possui ligação direta com a região do Chácaras. É uma via que será projetada para o futuro”, acredita.

Para o Secretário Municipal de Obras, Micael Carissimi, a infraestrutura da cidade é essencial. “A princípio, essa é a nossa maior obra. O prefeito é conhecido pelas obras de infraestrutura que fez, e nesse mandato não será diferente. Essas são as primeiras, mas com certeza terão outras”, afirma. A primeira etapa da obra, como explica o secretário, é retirar a residência do terreno (as tratativas com as proprietárias, de acordo com ele, estão encaminhadas).

Além da retirada de uma residência, uma pequena parte da área de lazer da escola Carlos Gomes também será absorvida com a obra. A Secretaria ainda não tem certeza de como direcionará o sentido da via a partir desse ponto, mas de acordo com Carissimi, ele será único, provavelmente, no sentido centro-bairro.

“Não é uma novidade o crescimento da região do bairro Chácaras. Hoje, o acesso é feito praticamente pela rua Dr. Carlos Barbosa, o que afunila o trânsito na esquina da rua João Pessoa, com a Buarque de Macedo. Essa proposta também é recorrente a cada pleito eleitoral, pelos próprios candidatos e partidos, mas até então, nunca foi concretizada”, conclui o secretário.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página