CARREGANDO

Busca

Balé e dança de rua para crianças

Redação O Garibaldense 26/04/2018
As aulas são realizadas nas escolas uma vez por semana com duração de 45 minutos / Fotos: Priscila Boeira

O silêncio da sala, os olhos atentos aos movimentos da professora e a dedicação em imitar a posição de pés e braços demonstra a importância das aulas de balé para as alunas da Escola Estadual Armando Peterlongo, em São Roque Figueira de Melo. Em outra sala, os meninos divertem-se com o swing dos passos de Hip-hop. Assim são as aulas do projeto social Crescendo com a Dança e Crescendo com a Música, realizadas há nove anos pela Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), de Garibaldi.

O projeto também contempla alunos da Escola Municipal Attílio Tosin, no bairro São Francisco. Por lá, a professora Andréia Regina Boscaini ensina a cantar e a tocar violão. Os professores na Armando Peterlongo são Cristiane Bristot (balé) e Fábio Soares de Jesus (dança de rua). As aulas são realizadas nas escolas uma vez por semana com duração de 45 minutos.

“É tão bonito retornar à escola onde iniciei o magistério e ver a alegria desses alunos. Que bom que eles têm essa oportunidade que eu não tive”, avalia a Secretária da diretoria da Apeme, Mariela Cantoni Dendena, durante uma visita.

Laura Zimmerman Andrioli tem oito anos e cursa o 5º ano da escola Armando Peterlongo. Aprender balé é um sonho que ela alimenta há anos. “Eu tenho em casa o DVD Barbie - Lago dos Cisnes e desde pequenininha eu imito os passos. Quero ser bailarina”, diz entusiasmada.

A professora Cristiane se sente realizada ao ensinar dança para crianças que não teriam a oportunidade se não fosse pelo projeto social. “É um trabalho que engrandece. Eles ganham, mas a gente ganha também. É muito bom sentir essa expectativa que elas criam com algo que eu tanto gosto”, avalia.

Crescendo com a Dança e Crescendo com a Música já beneficiou cerca de 750 crianças. Em 2018 são mais de 60 estudantes. O projeto também é patrocinado por Alac Eurofins, CJ Mármores e Granitos, Geometric, Giordani Turismo, Giosul, GVN, Metalúrgica Simonaggio, Modelo Vidros e Recostare Cadeiras.

Mais informações na Apeme, pelo fone 3462-2755 ou pelo e-mail: projetos@apeme.com.br.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página