CARREGANDO

Busca

Balada Segura agora em Garibaldi

Redação O Garibaldense 04/05/2018
Balada Segura em Garibaldi foi oficializada junto ao Poder Público / Foto: André Moreira

A partir deste final de semana, o município de Garibaldi conta com mais uma ação de segurança. Em um convênio da Prefeitura Municipal com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), Garibaldi passa a integrar a operação Balada Segura.

Com o objetivo de preservar vidas, promovendo uma mudança comportamental no trânsito, a ação coordenada pelo Detran RS realizará ações de fiscalização e educação, em especial em combate à alcoolemia no trânsito, em locais e horários de maior incidência de acidentes.

A oficialização do convênio e entrega de material para o trabalho foi realizada nesta sexta-feira, 4, junto à Delegaria de Polícia de Garibaldi.

O município será o 34o do Estado que contará com o programa, como lembrou a diretora administrativa e financeira do Detran RS, Juliana Oliveira da Silva. “Tenham certeza que a comunidade estará mais segura, além da educação que queremos repassar aos condutores”, acrescentou.

Segundo o comandante da Brigada Militar de Garibaldi, tenente Marco Aurélio Oliveira de Souza, o objetivo é manter baixo ou zerar o índice de crimes de trânsito com alcoolismo no município.

O delegado da Polícia Civil, Clóvis Rodrigues de Souza, lembrou as ações já realizadas em Garibaldi para combater o alcoolismo, como o programa “A vida nas suas mãos”, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), os encontros dos Alcoólicos Anônimos (AA) e os atendimentos ambulatoriais. “Este programa lançado hoje não é repreensivo, e sim educativo”, lembrou.

A preservação da vida e a busca por uma vivência em harmonia foram lembradas pelo promotor de justiça Paulo Adair Manjabosco. “Precisamos encontrar uma solução para que seja preservado o sossego e, ao mesmo tempo, as pessoas tenham oportunidade de se divertir, respeitando os terceiros”, ponderou o promotor. O juiz de direito da comarca de Garibaldi, Gérson Martins da Silva, citou o sentimento de alívio gerado aos pais com ações como a Balada Segura. O respeito à tranquilidade como um todo também foi lembrada pelo prefeito Antonio Cettolin.

Após sete anos de atuação, a Balada Segura tem apresentado resultados significativos. De acordo com o Detran, a proporção de motoristas flagrados alcoolizados nas blitze caiu 40% no período, passando de 12% do total de abordados em 2011 para 7% em 2017. Em Porto Alegre, a redução da acidentalidade em relação a 2010 foi de 35,6% nos acidentes com mortes, 40% nos acidentes com lesão e 72% nos acidentes com danos materiais.

 

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página