CARREGANDO

Busca

XVIII Jogos Pan-Americanos

Este ano na cidade de Lima, capital do Peru, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto está acontecendo o maior encontro esportivo das Américas, os XVIII Jogos Pan-Americano.
O sonho de realizar um evento envolvendo as três Américas iniciou em 1932. Nessa época haviam os jogos Centro-Americanos, e através de representantes e dirigentes esportivos, foi proposto a criação de um evento único, envolvendo todo o continente americano. Em 1940 ocorreu o I Congresso Esportivo Pan-Americano na cidade de Buenos Aires, onde foi decidido que a 1ª edição aconteceria em 1942 na Argentina. Porém com o desenrolar da 2º Guerra Mundial o evento foi cancelado, retornando em 1951, no local já definido, Buenos Aires.
Hoje, o Pan-Americano segue a ideia proposta, e é um evento esportivo que acontece com intervalo de quatro anos, e envolve atletas das Américas do Sul, Central e Norte.
O Brasil já foi sede por duas ocasiões. A primeira vez, foi em 1963 na IV edição, que ocorreu em São Paulo, contando com 1665 atletas de 22 países, disputando 19 modalidades. O segundo momento foi a realização dos XV Jogos na cidade do Rio de Janeiro em 2007, com a participação de 5662 atletas de 42 países em 39 modalidades.
Essa edição terá a presença de 6680 atletas de 41 países disputando 39 modalidades, sendo importantíssima para muitos atletas, pois 22 modalidades serão classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2022, evento aguardado e que é praticamente o ápice da carreira de muitos atletas.
Para poder proporcionar um bom espetáculo para as mais de 10000 pessoas (apenas entre atletas e comissões técnicas), turistas, e expectadores ao redor do globo, a organização dos jogos precisar trabalhar com números grandiosos, uma logística e uma estrutura muito bem orquestrada. Serão quase 5000 medalhas distribuídas, mais de 1000 artistas para a cerimônia de abertura, cerca de 110 mil ingressos vendidos, e estrutura de 2000 apartamentos na vila Pan-Americana.
O Brasil ocupa (até o momento da elaboração dessa coluna) o 3º lugar no ranking de medalhas com 23 de ouro. Estamos empatados com o Canadá em medalhas de ouro.
Como dica de programação, ao invés de assistir novela, podemos auxiliar com toda a nossa torcida, nossos atletas.

Jean Rasia

Últimas colunas