CARREGANDO

Busca

Como está seu segundo coração?

Não caro leitor, você não leu errado. Tente lembrar das aulas sobre o corpo humano que você teve na escola, ou em qualquer livro que mostre a estrutura do nosso corpo. Haverá apenas um coração explícito, que tem como função bombear o sangue para nosso corpo, iniciando pelas artérias com o sangue rico em oxigênio, passando pelos nossos tecidos e retornando ao coração pelas veias, dessa vez, rico em gás carbônico.
Porém, como nosso corpo é uma máquina perfeita, ele possui um grupo muscular que age como um segundo coração que muitas vezes deixamos de lado, ou ignoramos. Trata-se cientificamente do nosso TRICEPS SURAL ou popularmente conhecido como BATATA DA PERNA ou PANTURRILHA.
Localizado nos membros inferiores, esse conjunto formado por três músculos, (sóleo e gastrocnêmios - medial e lateral) que auxiliam na postura, equilíbrio, no ato de andar, correr, subir escadas... também desempenha a função de bomba muscular agindo na circulação venosa, auxiliando o sangue a vencer a gravidade no caminho de volta ao coração.
Com esse auxílio, diminuímos a sobrecarga no coração uma vez que existem certos bloqueios que dificultam a circulação sanguínea. Ficar em pé por muito tempo dificulta o retorno vertical e se ficarmos muito tempo sentados, as dobras que ocorrem nas pernas dilatam as veias necessitando de maior pressão sanguínea para seu fluxo. Obesidade e sedentarismo também são complicadores.
Muitas pessoas não dão a devida importância para esse grupamento muscular, porém ele se torna de suma importância se pensarmos em qualidade de vida a longo prazo, uma vez que exercitá-las auxilia na prevenção de problemas circulatórios tais como tromboses, varizes e câimbras.
Como qualquer outro músculo do nosso corpo, com o passar dos anos, há um declínio natural da massa muscular e consequentemente há déficits funcionais. Considerando que as panturrilhas auxiliam no nosso deslocamento e equilíbrio, se pensarmos nos riscos que estaremos sujeitos quando chegarmos na 3ª idade, principalmente com o declínio dessas habilidades, daríamos mais atenção para essa parte importante do nosso corpo.
Então saia do sofá, realize exercícios físicos, diminua a perda muscular e tenha um aumento da qualidade de vida.

Jean Rasia

Últimas colunas